O Instituto
O instituto é fruto de um projeto criativo com sete anos de trajetória. A proposta surgiu da necessidade de abordar a escassez de representatividade feminina e de pessoas trans nesse setor.
Hoje, o Instituto Garotas do Motion desempenha um papel fundamental que não apenas possibilita, mas também prospecta oportunidades, planeja, articula, executa uma variedade de ações voltadas às frentes que englobam o instituto.
O Instituto Garotas do Motion, do terceiro setor, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e social, com foco em promover equidade e desenvolvimento de mulheres cis, pessoas trans e grupos minorizados no mercado de motion graphics e audiovisual.
Objetivo
“O trabalho do Garotas do Motion é pautado para trazer novas perspectivas e oportunidades para mulheres e pessoas trans no cenário audiovisual. Nascemos da urgência de mudança, do anseio por uma indústria mais inclusiva e diversificada.
Como instituto, queremos criar novas possibilidades, com a missão de incluir e impulsionar profissionais de talento, que são muitas vezes subestimados”, explica Cristianne.
O GDM conecta-se ao mercado por meio do diretório garotasdomotion.com e do Instagram, e está estruturando o corpo do Instituto Garotas do Motion, que foi fundado em 2025. Além da busca por equidade, o GDM almeja revolucionar as narrativas com a amplificação de vozes e a construção colaborativa de um futuro mais diverso no audiovisual.
Missão
Transformar o cenário do motion graphics e da animação no Brasil, promovendo a equidade de gênero por meio de formação, visibilidade e oportunidades para mulheres cis e pessoas trans.
Valores
Equidade, reciprocidade, autenticidade, consciência e internacionalismo fundamentam a atuação do GDM.